No Result
View All Result
Segredos Políticos
Segredos Políticos
No Result
View All Result

Brasil fica estagnado pelo 3º ano em 79º no ranking mundial de IDH – Poder 360

14 de setembro de 2018
Brasil fica estagnado pelo 3º ano em 79º no ranking mundial de IDH – Poder 360
1
COMPARTILHAMENTOS
15
VISUALIZAÇÕES
Compartilhar no FacebookCompartilhar no Twitter

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil subiu 0,001 ponto em 2017 na comparação com 2016 chegando a 0,759 numa escala que varia de 0 a 1 –quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento humano.

De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), um incremento de 0,14% na renda média per capita do brasileiro garantiu que o país continuasse avançando, mesmo timidamente, no desenvolvimento humano em 2017, apesar de as desigualdades no acesso da população à saúde, educação e perspectivas econômicas ainda persistirem.

O novo índice manteve o Brasil na 79ª posição no ranking que inclui 189 países. Na América Latina, o país ocupa o 5º lugar, perdendo para Chile, Argentina, Uruguai e Venezuela. O IDH brasileiro está acima da média regional da América Latina e Caribe, de 0,758.

IDH com ajustes

Quando o órgão inclui na conta um ajuste com relação a desigualdades de renda, saúde e educação, o IDH brasileiro despenca para 0,578.

O Brasil tem o 9º pior coeficiente de Gini –que mede exclusivamente a renda– na comparação mundial. Entre os países da América do Sul, o Brasil é o terceiro mais afetado por esse ajuste da desigualdade, ficando atrás do Paraguai e da Bolívia.

Na relação com dados colhidos desde 1990, o país registrou um crescimento de 0,81% da taxa anual do IDH, com acréscimo de mais de 10 anos na expectativa de vida, que passou a ser de 75,7 anos, e de 3,2 anos na expectativa de tempo de escolaridade de crianças a partir do ingresso nas escolas em idade regular. A média de estudos de adultos com 25 anos ou mais passou de 3,8% para 7,8% e a renda dos brasileiros neste mesmo período cresceu 28,6%.

Mundo

Noruega (0,953), Suíça (0,944), Austrália (0,939), Irlanda (0,938) e Alemanha (0,936) lideram o ranking com os melhores resultados. Os cinco últimos países no ranking são: Burundi (0,417), Chade (0,404), Sudão do Sul (0,388), República Centro-Africana (0,367) e Níger (0,354).

A Irlanda registrou um dos maiores crescimentos ao subir 13 posições de 2012 para 2017. Violência, conflitos armados e crises internas fizeram com que países como Síria, Líbia, Iêmen e Venezuela registrassem as maiores quedas do índice, respectivamente, 27, 26, 20 e 16 posições.

Considerando a realidade de 1990, o IDH global aumentou 21,7% e o número de países classificados como de “muito alto desenvolvimento humano” aumentou de 12 para 59 e os de “baixo desenvolvimento humano” caiu de 62 para 38 neste período.

A expectativa de vida das pessoas, ao nascer, passou de 65,4 anos em 1990 para 72,2 anos em 2017 e mais de 130 países conseguiram universalizar as matrículas de crianças no ensino primário. Entretanto, assim como no Brasil, os avanços são ameaçados pelas desigualdades entre países ou até internamente. Mundialmente, a diferença na distribuição de renda chega a 22,6%, enquanto as desigualdades nos ganhos em educação são de 22% e em saúde, 15,2%.

O aumento da expectativa de vida para toda a população também não pode ser confundida, segundo o Pnud, com qualidade de vida. Em média, as pessoas em todo o mundo têm 87% da sua vida com saúde relativamente boa, segundo a estatística, mas, “muitas enfrentarão desafios de saúde nos últimos anos de vida”, destacou o programa apontando a realidade dos países de baixo IDH.

(com informações da Agência Brasil)

Continuar lendo

Fonte oficial: Poder 360.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Segredos Políticos.

Tags: 3603º79ºanoBrasilCâmara dos DeputadosdeemestagnadoExecutivoficaIDHJudiciárioLegislativoMundialpelopoderpolíticaRankingSegredos PolíticosTrês Poderes
Notícia anterior

‘Lula continuará sendo Marinho e Haddad também’ - BR18

Próxima notícia

» AMAZONAS ATUAL - General Mourão defende Constituição sem parlamentares eleitos - Amazonas Atual

Próxima notícia
» AMAZONAS ATUAL – General Mourão defende Constituição sem parlamentares eleitos – Amazonas Atual

» AMAZONAS ATUAL - General Mourão defende Constituição sem parlamentares eleitos - Amazonas Atual

Comentários

Envie matérias

Facebook

Segredos Políticos

Newsletter

Rede Logo Central da Pauta

  Boletim Concursos
  Clube dos Animais
  E-Sports Plus
  Futebol 24h
  KartSP
  Locomotiva Viagens
  Melhores Escolas
  Notícias do ENEM
  Portal Corrida
  Portal do Magistrado
  Segredos dos Famosos
  Segredos Políticos
  Sixth Sense
  Tesouro Invest
  VIP CEO
  World Câmbio

Sobre nós

Segredos Políticos

Segredos Políticos é um site de notícias sobre a política brasileira. Os políticos brasileiros são notícia aqui, seja honesto ou corrupto, seja de qual partido for. Independência na notícia!

Fale conosco

Orgulhosamente desenvolvido por EscaEsco Comunicação.

No Result
View All Result

Orgulhosamente desenvolvido por EscaEsco Comunicação.

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!